MOVIMENTOS SOCIAIS: A legitimidade social X mau política

20160517-movimentos-sociais

Os movimentos sociais são positivadores de qualquer aspirante a cargo público. Mas, muitas vezes os líderes desses movimentos fazem mais pelo povo quando não entra na esfera política, pois, o sistema está aparelhado para atender às necessidades do capital e seus exploradores.

É verdade que as conquistas são mais saborosas e mais impactantes quando tomadas por governos não aliados ou ditos “apoiadores” das causas sociais. Isso porque quando passa para a base aliada seus líderes, em sua maioria, são apassivados por cargos e troca de favores, o que enfraquece a luta e deslegitima os movimentos sociais.

Então, as pessoas confundem a política (formas de organização social) com as causas sociais (políticas públicas para combater um problema social) quandose trata de eleger um líder para um cargo público. O resultado é a  maioria se perpetuam no poder e os problemas sociais continuam a persistirem ou se agravam.

Temos boas entidades  que defendem projetos sociais de interesse popular, mas, se olharmos os cadastros temos inúmeras que atuam apenas burocraticamente, sem produzir subsídios que possam materializar os anseios da sociedade no atendimento de suas necessidades. Outras servem de troca de favores, para receber um pedaço da “pizza”.

Os Conselhos, Sindicatos e Associações de Moradores precisam de pessoas que queiram realmente identificar e combater os problemas que afetam as suas áreas de atuação. Por exemplo: a destruição de mangues para construção de casas ou conjuntos habitacionais, passam pela ótica não só social, como a questão do meio ambiente. Segundo estudos,o mangue é um dos principais mantendeores da vida terra, responsável pela despoluição de tudo o que é produzido de tóxico no planeta.

Infelizmente, os conceitos de lucro e superávit viraram faces de uma mesma moeda. De um lado a ditadura capitalista, coisificando tudo, e de outro a ditadura social – as ações sociais do governo são compensatórias para minimizar a precariedade dos demais setores, principalmente a saúde, educação e segurança.

Deixe um comentário