Cultura em Japaratuba ainda é anônima

Encontro de ArtistasApesar das atividades minuciosas sobre a cultura em Japaratuba, a gestão pública só ver um único horizonte: Arthur Bispo do Rosário.

Por que?

Porque já é um nome consagrado, sendo considerado o maior artista plástico do século XX. E partindo desse pressuposto tudo o que vier dai por diante é lucro: eventos, camisas, artefatos com a marca do Bispo. Já com os artistas contemporâneos a coisa muda de figura.

O que há por trás da cultura em Japaratuba?

Há uma fila de oportunistas que se aproveitam da riqueza cultural para explorar nossos artistas. Os contratos com bandas para o Festival de Artes são planejados onde o representante cede seus direitos para que a empresa contratada pela Prefeitura, tornando-as exclusiva para contratações e futuras apresentações.

Existe gestão de Cultura?

De modo algum. As únicas pastas ordenadoras de despesas, ou seja, com personalidade jurídicas são a educação, saúde e ação social. E mais, já existe um Conselho Municipal de Cultura que não é entidade de direito (pessoa jurídica), ou seja, o Prefeito é quem controla e tem o direito de remanejar 80% de todo o orçamento da LOA.

 

 

Deixe um comentário